O deputado Ângelo eleito presidente Coronel (PSD) foi da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em votação realizada nesta quarta-feira (1º), que definiu a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2017-2019. Coronel concorreu sozinho ao posto, já que os demais concorrentes ao cargo, o atual presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PSL), que estava na cadeira há dez anos, e o deputado Luiz Augusto (PP), desistiram de ser candidatos. A votação teve início às 16h e foi concluída pouco antes das 19h.
O novo presidente tomou posse logo após a eleição na Assembleia, que em 2017 tem orçamento previsto de R$ 519 milhões, sendo R$ 29 milhões a mais que no ano passado. A casa tem, atualmente, cerca de 2.800 funcionários.
A eleição, que é secreta, contou com a presença de 62 dos 63 deputados — somente o deputado Paulo Câmera não esteve presente, por problemas de saúde, segundo Nilo. Ângelo Coronel foi eleito com 57 votos. A eleição também teve quatro votos nulos e um em branco.
Além de deputado, Coronel é empresário e tem formação em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele nasceu em maio de 1958, no município baiano de Coração de Maria, onde já foi prefeito de 1989 a 1992. Atualmente, está no sexto mandato como deputado estadual.
Além do presidente, a nova Mesa Diretora é composta por quatro vices e quatro secretários. Além de Coronel, foram eleitos Luiz Augusto (PP), para a 1ª vice-presidência,
Carlos Geilson (PSDB), para a 2ª vice-presidência, Alex Lima (PTN), para a 3ª vice-presidência, Manassés (PSL), para a 4ª vice-presidência, Sandro Régis (DEM), para a 1ª secretaria, Aderbal Caldas (PP), para a 2ª secretaria, Fabrício Falcão (PCdoB), para 3ª secretaria, e Luciano Simões Jr. (PMDB), para a 4ª secretaria.
A votação se deu através de chamada nominal (em ordem alfabética) dos votantes para os nove cargos. As votações para as quatro vice-presidências e as quatro secretarias foram as primeiras a serem realizadas, seguidas da votação para presidente, última a ocorrer.
Após o final dos votos dos deputados, a apuração teve início, por volta das 18h, por uma comissão instituída por Marcelo Nilo, que comandou a votação. Ao final, foi realizada a convocação do Legislativo para a sessão solene de reabertura dos trabalhos, já com o novo presidente, na manhã de quinta-feira, às 10h, que deverá contar com a presença do governador Rui Costa.
O governador já havia parabenizado Coronel pela eleição um dia antes da votação, após saber da desistência dos concorrentes à presidência da Alba. "Além de parabenizá-lo pela eleição, aproveitei para desejar tranquilidade e sabedoria para manter a base aliada unida ao assumir a presidência da Assembleia Legislativa. Eram três pré-candidatos, todos da base aliada", postou Rui, em sua perfil no Facebook.