A segurança pública tem sido um tema central nas campanhas eleitorais em municípios baianos, especialmente nas cidades com altos índices de violência. Com o aumento dos crimes na Bahia, candidatos a prefeito e vereador estão buscando propostas para combater a criminalidade, conforme análise do Bahia Notícias.
O Atlas da Violência de 2024 aponta Simões Filho como a terceira cidade mais violenta do estado, com 81,2 homicídios por 100 mil habitantes. Del (União) e Edson Almeida (PSD) disputam a prefeitura local. Enquanto Del apresenta 12 propostas, incluindo a criação de uma nova sede da Guarda Civil Municipal, Almeida não propôs iniciativas na área de segurança.
Camaçari, com 76,6 homicídios por 100 mil habitantes, também se destaca no debate. Flávio Matos (União) e Luiz Caetano (PT) são os candidatos. Matos prioriza a implementação da Guarda Municipal, enquanto Caetano foca na reestruturação e instrumentalização da Guarda Civil, além de ações integradas com o governo.
Juazeiro, com 72,3 homicídios por 100 mil habitantes, conta com Suzana Ramos (PSDB) e Andrei (MDB) na corrida eleitoral. Suzana apresenta 15 propostas de segurança, incluindo um plano municipal, enquanto Andrei enfatiza o fortalecimento da Guarda Civil e parcerias com as forças de segurança.