Carnaval: Lula é convidado para participar do “camarote favela” no Rio de Janeiro

O Carnaval, um cartão-postal cultural brasileiro, vai ser discutido pelo Poder Legislativo a partir deste ano. Essa é a pretensão da Frente Parlamentar em Defesa do Samba e Valorização do Carnaval Brasileiro. O projeto de lei necessita de 198 assinaturas entre os deputados federais para ser aprovado.

O “camarote favela” levará políticos para a festa do Rio de Janeiro para dar mais sustentação ao projeto. O grande nome do evento será o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São mais 100 deputados e senadores confirmados para o evento.

A alta cúpula do governo comparecerá, são eles: os ministros Alexandre Padilha, Relações Institucionais, Márcio Macedo, secretário-geral da Presidência, e Rui Costa, Casa Civil, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também estará presente no camarote. A expectativa é de que ela faça uma apresentação na festa, tendo aproximadamente 1.200 pessoas por dia.

Quem criou o projeto da frente parlamentar e do camarote foi o recém-eleito deputado federal e ex-prefeito de Maricá Washington Quaquá (PT-RJ).

“Todo grande país investe para ganhar a hegemonia cultural do mundo. O samba, como tudo que vem da cultura popular, tem sido relegado ao segundo plano. Chegou a hora de valorizar esse diamante negro da cultura brasileira”, afirmou o parlamentar.