Nesta segunda-feira (17), o prefeito Leo Bandeira, da cidade de Lucena, na Paraíba, informou que, ao todo, 48 crianças foram vacinadas contra Covid-19 com imunizante vencido e destinado a adultos. A estimativa preliminar do secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, indicava que cerca de 60 crianças haviam recebido a vacina.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que está buscando identificar todas as crianças que receberam o lote FM 3457, para fazer o monitoramento dos menores junto aos pais ou responsáveis legais. As crianças identificadas apresentaram reações leves, como febre e dor no local da injeção e continuam sendo acompanhadas
O Ministério Público Federal (MPF) investiga o caso e irá apurar “se foi um erro ou uma atitude deliberada da auxiliar de enfermagem, que inclusive já foi afastada” e deverá ser ouvida ainda nesta semana pelo órgão.
As crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas antes mesmo da chegada dos imunizantes pediátricos ao Brasil. As vacinas infantis possuem diferenças na dosagem, na composição e na concentração de RNA mensageiro, elemento principal do imunizante. As crianças também devem receber apenas um terço da dosagem administrada a maiores de 12 anos.