A Secretaria de Comunicação do governo federal afirmou que a escolha da imagem de um homem com uma arma de fogo para homenagear o Dia do Agricultor “deu margem a interpretações fora do contexto”.
Após críticas, a publicação, “em referência à segurança no campo”, foi apagada das contas nas redes sociais da Secom horas depois da publicação, nesta quarta-feira, 28.
Representantes do agronegócio brasileiro acusaram o governo do presidente Jair Bolsonaro de trabalhar na contramão dos esforços para melhorar a imagem do Brasil no exterior. A publicação no Twitter coincidiu com a viagem da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para a Europa, que tem justamente esse objetivo.
“O Governo Federal reafirma a importância dos trabalhadores rurais, categoria que não parou durante a pandemia e que assegurou a produção de alimentos. O governo continuará adotando medidas que proporcionem mais tranquilidade e segurança em respeito ao agricultor e à sua família”, conclui.
A Secom não respondeu sobre o valor que teria sido pago, de R$ 3 mil, cujo direito de uso da imagem é cobrado pela Getty Images.