Concessão da ViaBahia pode ser encerrada em fevereiro, diz governador

Encerramento da concessão da ViaBahia, que administra BRs 324 e 116, pode ocorrer até fevereiro, segundo o governador da Bahia.

BNews/Joilson Cesar

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, informou que o encerramento da concessão da ViaBahia, responsável pela gestão das BRs 324 e 116, poderá ocorrer até fevereiro, caso não se concretize em janeiro. A afirmação foi feita no sábado (7), durante visita ao Vale do Jiquiriçá para entrega de obras em Nova Itarana.

Segundo o governador, o contrato da concessionária deve ser desfeito, e o DNIT assumirá temporariamente a administração das rodovias até a conclusão de um novo processo licitatório. Ele destacou o caráter federal do contrato e o envolvimento do Tribunal de Contas da União (TCU), que está em recesso.

Jerônimo mencionou também uma reunião em Brasília, no dia 28 de dezembro, com o relator do caso no TCU, Antônio Anastasia. Ele enfatizou a importância de evitar dificuldades na BR-324 e garantiu que está acompanhando o processo de perto, com paciência e confiança no progresso das negociações.

O fim da concessão foi inicialmente anunciado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em setembro. A previsão era de encerramento até 31 de dezembro de 2023, com transição para o DNIT antes da abertura de nova licitação.