Dois grandes eventos marcarão a próxima quarta-feira (1º): a posse dos 63 deputados estaduais eleitos para a 20ª Legislatura e a posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), deverá presidir a sessão, além disso, ele será reconduzido ao posto diante do apoio de mais de dois terços dos pares.
Conforme a organização do evento da ALBA, a votação será feita de forma reservada, em cédulas de papel, que serão elaboradas logo após as candidaturas para os nove cargos serem oficializadas.
Lideranças estão negociando uma chapa, observando a proporcionalidade das legendas no novo Parlamento, mas qualquer deputado pode se lançar até o início do processo de votação.
A votação é feita individualmente e cada deputado encontrará, na cabine, cédulas rubricadas pelos integrantes da mesa dos trabalhos com os nomes dos candidatos, sendo as preferências assinaladas pelos votantes.
Após o término do processo, uma comissão fará a contagem dos votos e o resultado será anunciado pelo atual presidente dos trabalhos, que cederá o lugar na mesa para o presidente eleito, que fará seu discurso de posse.
Antes de encerrar os trabalhos, haverá uma sessão solene para a reabertura dos trabalhos legislativos, na próxima sexta-feira (3), às 9h. Nessa ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) lerá sua primeira mensagem anual ao Parlamento. A cerimônia de posse dos parlamentares e a eleição dos integrantes da Mesa Diretora são conduzidas em sessões plenárias.