O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) assumirá o cargo de governador em exercício da Bahia durante a viagem do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à China. De acordo com o governador Jerônimo, o objetivo da viagem é buscar novos investimentos para o estado.
Durante a ausência do governador, caberá a Geraldo Júnior assumir as funções políticas do petista, como tratar de questões envolvendo infraestrutura, segurança e educação, além de dialogar com deputados estaduais e prefeitos do interior do estado. Ele afirmou estar tranquilo para substituir o governador e seguirá as diretrizes e ações delegadas por ele, atuando de forma pactuada e respeitosa com o governador.
É importante ressaltar que quando o vice assume o cargo de governador, não há substituto para a vice-governadoria, e a previsão legal de ordem sucessória se dá apenas para o cargo de governador.
Seguindo os protocolos, as agendas do governador em exercício serão determinadas e seguidas pela equipe da governadoria, que prepara e despacha com ele os compromissos oficiais. Afinal de contas, se o governador segue essas disposições, não poderia fazer diferente com Geraldo Júnior no cargo.