Os secretários estaduais de Educação de todo o Brasil estão reunidos em Salvador para a II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O evento, que acontece até esta sexta-feira (5) no Hotel Deville Prime, é organizado pela secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito.
Na abertura do encontro, Vitor de Angelo, secretário da Educação do Espírito Santo e presidente do Consed, enfatizou a importância dos encontros para fortalecer as políticas públicas de educação. “É uma oportunidade de compartilhar práticas bem-sucedidas e discutir processos em andamento no Congresso Nacional, como as mudanças no Ensino Médio e o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Esses encontros são essenciais para diálogo, construção e alinhamento”, disse Angelo.
Um dos principais tópicos em debate é o novo modelo do Ensino Médio, cujas alterações estão sendo analisadas pelo Congresso. Rowenna Brito destacou a necessidade de evolução do Ensino Médio para um formato que promova a autonomia dos estudantes e dialogue com suas vidas. “O Ensino Médio precisa ser mais moderno e alinhado com as demandas atuais. Acreditamos que as mudanças garantirão uma formação mais adequada e relevante para os estudantes”, afirmou a secretária.
Além das discussões, o evento conta com apresentações de especialistas. Deborah Kaufmann e Hugo Bovareto, da organização Movimento pela Base, apresentaram a ferramenta META: Monitoramento e Estratégia para Transformar o Ensino Médio, que auxiliará as redes de ensino na implementação das novas diretrizes e na avaliação dos impactos sobre os estudantes.
Nesta sexta-feira, o encontro contará ainda com a participação de Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, que abordará o Ensino Médio e o Programa Pé-de-Meia.