Conselho de administração da Eletrobras aprova venda de 70 participações

conselho de administração da Eletrobras aprovou na sexta-feira (23) a venda de participações da empresa em 70 Sociedades de Propósito Específico (SPEs) detidas por subsidiárias.

As participações envolvem ativos de geração de energia eólica e de transmissão de energia.

Em comunicado, a Eletrobras informou que o objetivo é realizar a operação por meio de um leilão, previsto para ocorrer em 7 de junho.

O objetivo do desinvestimento das subsidiárias em SPEs tem o objetivo de "promover a quitação de dívidas destas subsidiárias junto à Eletrobras, permitindo a redução de sua alavancagem financeira e melhora no indicador dívida líquida/Ebitda", informou a empresa.

De acordo com a empresa, a operação estava prevista no Plano Diretor de Negócios e Gestão da empresa de 2018 a 2022.

No início do mês, os acionistas da Eletrobras aprovaram a privatização de 6 distribuidoras de energia administradas pela estatal e que ficam em estados do Norte e do Nordeste. O governo pretende fazer o leilão das distribuidoras ainda no primeiro semestre de 2018.

Já a privatização da Eletrobras ainda depende de aprovação do Congresso. O governo conta com a privatização para engordar o caixa do Tesouro Nacional em 2018. A previsão é a arrecadação de R$ 12,2 bilhões com a privatização.