O município de Coronel João Sá, localizado no nordeste baiano, muito conhecido pela hospitalidade da população, agora também chama à atenção por outro dado, o gigantesco e inexplicável número de alunos matriculados pela rede municipal de educação no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município tem pouco mais de 17 mil habitantes e apesar de uma população pequena, chama atenção pelo número de alunos matriculados no EJA. O fato é que de acordo com o levantamento escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), conforme pode ser visto no site: http://portal.inep.gov.br/basica-censo, Coronel João Sá tinha em 2012, 365 alunos matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos já em 2015 esse numero aumentou para 2.316 alunos matriculados no mesmo programa.
Comparado com outros municípios, a quantidade de alunos do EJA em Coronel João Sá se torna ainda mais absurdo. Por exemplo, o município de Jeremoabo tem pouco mais de 40 mil habitantes e só 1.125 alunos matriculados no programa. Isso é, mesmo Coronel João Sá sendo aproximadamente 3 vezes menor que Jeremoabo, mesmo assim, tem quase 1.300 alunos a mais matriculados no EJA.
Cícero Dantas, com uma população de pouco mais de 32 mil habitantes, tem apenas 278 alunos matriculados no EJA. O município de Adustina, com 15 mil habitantes, tem 164 alunos. Pedro Alexandre, que faz limite com Coronel João Sá e tem uma população ligeiramente menor, tem apenas 431 alunos cadastrados no EJA.
Assim, enquanto a média de alunos matriculados no EJA é de 1% a 2% da população dos demais municípios, Coronel João Sá tem mais de 10% da sua população matriculada no EJA. Sendo assim, o único município em toda região que tem mais alunos matriculados no EJA do que Coronel João Sá, é o município de Feira de Santana com mais de 450 mil habitantes têm apenas 10.851 alunos matriculados no EJA.
Em decorrência deste elevado e inexplicável número de alunos no EJA, Coronel João Sá vem recebendo valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) em quantias mais elevadas do que muitos municípios que têm população maior do que a sua. Assim, enquanto o município recebeu do Fundo, no mês de setembro de 2015, a quantia de R$ 988.451,87 Cicero Dantas, com uma população quase duas vezes maior, recebeu no mesmo período, apenas R$ 943.758,92. (fonte: www.tesouro.gov.br).
De acordo com informações apuradas pelo Blog Carlino Souza, A Controladoria Geral da União CGU, e Polícia Federal, deverão investigar a suposta fraude em matrículas. Ainda não se sabe o prejuízo causado aos cofres públicos.
No ultimo dia 30/09/2015, foram feitas visitas nas escolas das comunidades, Malhada Grande, Curral dos Altos, Timóteo, Pedra da Igreja e Santa Barbara onde foi constatado que na escola Malhada Grande apenas um aluno estava em sala de aula com 35 matriculados, na escola Pedra da Igreja com 41 matriculas tinha três alunos, em visita a escola Timóteo não tinha nem alunos e nem professores com um numero de 80 alunos matriculados no EJA.