A partir de hoje, consumidores com débitos pendentes ligados ao programa Desenrola Brasil e registros na Serasa têm uma nova oportunidade para regularizar sua situação financeira. As agências dos Correios oferecem, até o dia 28 deste mês, a possibilidade de negociação dessas dívidas, parte de uma iniciativa visando combater a inadimplência no país. Esta ação envolve a colaboração de aproximadamente 700 empresas de diferentes setores, incluindo concessionárias de serviços básicos como água e energia.
Os Correios garantem que os serviços de atendimento para estas negociações serão providenciados sem a imposição de taxas ou custos adicionais para os consumidores. As empresas participantes englobam um leque variado de instituições, desde bancos e financeiras até o setor de varejo e operadoras de telefonia.
Uma característica notável desta iniciativa é a oferta de descontos significativos nas dívidas, que podem atingir até 96%, especialmente para as vinculadas ao Desenrola Brasil, cujo prazo de atividade se estende até 31 de março. Este movimento ocorre em um contexto onde, após um breve período de declínio, a inadimplência no Brasil voltou a subir. Segundo dados da Serasa, o número de consumidores inadimplentes aumentou de 70,09 milhões para 72,07 milhões desde janeiro do ano anterior.
A problemática do endividamento é ampliada pela predominância do cartão de crédito como a principal fonte de dívida entre os brasileiros desde 2018. Atualmente, ele representa a maior parte das obrigações financeiras para 55% dos inadimplentes, destacando uma tendência nacional ao parcelamento de compras.
O programa Desenrola Brasil emergiu como um meio significativo de alívio financeiro, beneficiando cerca de 12 milhões de pessoas pela negociação de aproximadamente R$ 36,5 bilhões em dívidas. A plataforma do programa tem oferecido descontos médios de 83%, promovendo opções de pagamento flexíveis, incluindo planos sem entrada inicial e prazos extensos de até 60 meses para liquidação.