O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) recebeu uma delegação da China em Brasília para discutir a ampliação da cooperação entre os dois países. O encontro, realizado na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, ocorre em um contexto de forte relação política e comercial entre Brasil e China.
Almeida, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, afirmou que a relação entre os governos tem se fortalecido desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele destacou que esse diálogo está possibilitando a realização de obras importantes, como a construção da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica.
Recentemente, o Senado aprovou um relatório que autoriza um empréstimo internacional de US$ 150 milhões para financiar a ponte, que terá 21,41 quilômetros de extensão, sendo 12,4 quilômetros sobre água, tornando-se a maior do Brasil nesse perfil.
A obra será executada por um consórcio de três empreiteiras chinesas, representando uma nova fase nas relações comerciais, com foco na transferência de tecnologia. Almeida também mencionou a celebração dos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China e a cúpula dos Brics que acontecerá em novembro.
Nos dias 20 a 22, um encontro na Federação das Indústrias da Bahia discutirá novos investimentos em setores como ferrovia e produção agrícola. O chefe da delegação chinesa, Zhu Chuangxin, expressou agradecimento pela oportunidade de discutir novos acordos.