Uma pesquisa do Datafolha revelou que 48% dos paulistanos concordam com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de suspender a rede X (ex-Twitter) em todo o Brasil. Em contraste, 43% dos entrevistados se opõem à decisão, enquanto 5% não se posicionaram e 4% não souberam responder.
O levantamento foi realizado entre 10 e 12 de outubro com 1.204 eleitores da capital paulista. O foco da pesquisa foi entender a reação dos cidadãos à medida de Moraes, que ocorreu após o fechamento do escritório da plataforma no Brasil, controlada por Elon Musk, sem atender a uma determinação do STF.
Outros dados da pesquisa indicam que 77% dos entrevistados não tinham perfil na rede X até a data do bloqueio, em 30 de agosto, e apenas 23% possuíam um perfil ativo.
Em relação à multa imposta a quem usar VPN para acessar a rede, 56% dos entrevistados se mostraram contrários à penalização, enquanto 36% apoiaram a multa.
A pesquisa também evidenciou a polarização entre os eleitores. Entre os que votaram em Lula, 70% concordam com a suspensão, enquanto 73% dos eleitores de Bolsonaro discordam. No contexto dos candidatos à prefeitura, 80% dos eleitores de Pablo Marçal consideram a decisão incorreta, enquanto 78% dos apoiadores de Guilherme Boulos a consideram correta.