Na manhã da última quinta-feira, 23 de janeiro, 426 defensores e defensoras públicos estaduais da Bahia participaram de uma eleição online para escolher os candidatos que integrarão a lista tríplice para o cargo de Defensora Pública Geral do Estado. O pleito, que teve um alto índice de participação e foi conduzido por um sistema eletrônico desenvolvido pela própria DPE/BA, ocorreu entre 9h e 16h, permitindo votação tanto à distância quanto presencialmente, na sede da Defensoria em Salvador.
Com apenas um voto em branco registrado, Mônica Soares foi a mais votada, obtendo 247 votos, o que representa 26,94% do total. Camila Canário e Laissa Rocha seguiram na segunda e terceira colocação, com 236 (25,74%) e 228 votos (24,86%), respectivamente. Firmiane Venâncio ficou em quarto lugar, com 205 votos.
A lista tríplice, que será publicada no Diário Oficial Eletrônico, permitirá ao governador até 15 dias para realizar a nomeação da nova Defensora Geral. A defensora pública geral em exercício, Soraia Ramos, elogiou o processo, destacando a presença de quatro candidatas mulheres e a importância da escolha da mais capacitada para o cargo.