Uma proposta que pode mudar a vida de muitos trabalhadores está ganhando força no Congresso. A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) apresentou um projeto que busca reduzir a jornada de trabalho para 4 dias por semana, acabando com a escala 6×1. Mas será que essa ideia tem apoio popular?
Segundo a deputada, o objetivo é dar mais tempo livre para o trabalhador. “O trabalhador precisa ter vida para além do trabalho”, afirmou Erika Hilton ao Bahia Notícias. Ela defende que as pessoas querem tempo para estudar, descansar e viver com a família.
A proposta, PEC 8/2025, sugere uma jornada de 36 horas semanais, com a possibilidade de compensação de horários por meio de acordos. Atualmente, a Constituição permite até 44 horas semanais.
Erika Hilton também comentou sobre uma pesquisa da Nexus Inteligência de Dados, que apontou que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada. Para ela, esse resultado mostra que a população apoia a causa e que é preciso lutar para que o projeto seja discutido na Câmara.
A pesquisa também questionou sobre os benefícios da redução da jornada, e os resultados foram os seguintes:
- Melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores (65%)
- Aumento na produtividade (55%)
- Desenvolvimento social do país (45%)
- Desenvolvimento econômico (40%)
A deputada planeja manifestações no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, para defender o projeto. O objetivo é aumentar ainda mais o apoio popular à causa.