Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) propõe que o dia 8 de novembro se torne feriado estadual.
Segundo o texto, a data marca a morte dos líderes da Revolta dos Búzios: João de Deus do Nascimento, Manuel Faustino Santos Lira, Lucas Dantas de Amorim Torres e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga.
A proposta é de autoria da deputada Fabíola Mansur e foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 5 de fevereiro. No texto, ela classifica a Revolta como "um marco da cidadania na história brasileira na Bahia como uma das mais importantes rebeliões urbanas ocorridas em Salvador".
O projeto ainda vai passar por votação na AL-BA e segundo a deputada ajuda na discussão sobre questões raciais. "Ações culturais como esta, inserem-se no contexto da construção de políticas de ações afirmativas que beneficiam um número maior de afrodescendentes no Estado da Bahia", destaca.
Em dezembro do ano passado, o governador Rui Costa já havia declarado que quer batizar estações do metrô "com o nome de pessoas da luta pela liberdade do povo negro”