O PSD da Bahia está se organizando para definir seus próximos passos, após a eleição de Ivana Bastos para a presidência da Assembleia Legislativa. O partido, liderado pelo senador Otto Alencar, vai se reunir para discutir temas importantes, incluindo o futuro do deputado estadual Adolfo Menezes.
Adolfo Menezes, ex-presidente da AL-BA, tem algumas opções para os próximos anos, de olho nas eleições de 2026. Durante as negociações para a eleição da Assembleia, chegou a ser cogitado para a Secretaria de Infraestrutura, mas ele preferiu manter Sérgio Brito no cargo.
Apesar de ter negado a possibilidade de concorrer a deputado federal em 2026, o futuro de Adolfo Menezes pode estar no Tribunal de Contas. Mas não no Tribunal de Contas do Estado (TCE), e sim no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Enquanto isso, o TCE tem duas vagas em aberto. Uma delas é a de Pedro Lino, que faleceu em setembro de 2024. A outra será aberta com a aposentadoria de Antônio Honorato de Castro, que completa 75 anos em julho. A indicação para a vaga de Pedro Lino está sendo discutida judicialmente.
Adolfo Menezes, no entanto, parece estar de olho mesmo é em uma vaga no TCM, que terá movimentações em 2025 e 2026. O conselheiro Mário Negromonte completa 75 anos em julho deste ano. Já Francisco Neto atinge a idade limite em agosto de 2026. Assim, uma vaga ficaria para um técnico e a outra para um político, que seria o caso de Adolfo.
Essa mudança não atrapalharia os planos políticos de Adolfo, que pode lançar sua esposa, Denise Menezes, como candidata a deputada estadual em 2026. Assim, ele teria tempo para ser aprovado como conselheiro do TCM, com o apoio do governo Jerônimo, e ainda tocar a campanha de Denise.