Na última sexta-feira (17), o deputado estadual Diego Castro (PL), membro da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública na Assembleia Legislativa da Bahia, apresentou um projeto de indicação para propor a criação de um piso de remuneração para policiais e bombeiros militares durante eventos no estado.
O político visitou trabalhadores da Segurança Pública nos locais do Carnaval. Ele observou de perto as condições de trabalho a que os militares são submetidos durante o período da folia. Diego tem revelado, nos últimos dias, que os policiais são mal pagos pelo governo do Estado durante as comemorações em toda a Bahia.
“Diante da importância da briosa instituição para sociedade baiana; primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão, sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais, faz-se necessário contestar os valores pagos à título de diárias destinados aos militares supracitados quando escalados em regime de plantão para trabalhar em eventos públicos de qualquer natureza”.
Na opinião dele, é “de suma importância salientar que, após pesquisas realizadas, conclui-se que o valor da diária do plantão dos policiais militares não foi reajustado desde 2020, utilizando como referência o IPCA, índice adotado pelo então governador da época para fixar o reajuste da supracitada referência de pagamento, chega-se ao valor sugerido como marco inicial”.