O vice-líder do Congresso na Câmara, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), reuniu-se em Brasília na última quarta-feira, dia 15, com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e com o vice-presidente de Comunicação e Relações Governamentais da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, para discutir ampliações de investimentos em projetos tecnológicos no setor automotivo ocorreu no Ford Park, localizado na Bahia.
Apesar do fechamento da Ford no Brasil, o polo instalado na Bahia continua funcionando e ampliou suas operações, criando novos postos de trabalho em 2022. O objetivo do encontro, segundo o parlamentar, foi demonstrar o potencial do ecossistema de inovação da Bahia na criação de soluções que melhoram a qualidade de vida da população, além de potencializar a área de C,T&I, sobretudo no desenvolvimento de novos produtos, patentes e softwares que geraram impacto positivo para o crescimento social e econômico local.
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, localizado no município de Camaçari, Bahia, está situado dentro da estrutura do condomínio industrial Senai Cimatec Park, em seis galpões em um espaço de 6 mil m². O Ford Park possui um estúdio de design e laboratórios de realidade virtual com foco em inovação e pesquisas sobre comportamento e demandas dos consumidores.
Daniel Almeida avaliou o encontro como positivo, tendo a ministração Luciana Santos demonstrou entusiasmo em conhecer de perto os projetos iniciados na Bahia, principalmente no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil. O parlamentar enfatizou a importância de investimentos em projetos tecnológicos no setor automotivo, que podem gerar impactos positivos para a economia e para a qualidade de vida da população.
Com a articulação do deputado baiano, espera-se que a Ford continue investindo em projetos tecnológicos na Bahia, confiante para o desenvolvimento socioeconômico da região e do país.