Deputado baiano critica indicação de Aline Peixoto ao TCM-BA: “cabide de emprego”

Um deputado baiano se pronunciou sobre a indicação da ex-primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, para um posto no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). A esposa do ex-governador Rui Costa (PT) é uma das principais candidatas ao pleito, que conta com outros nomes como Marcelo Nilo (Republicanos), Roberto Carlos (PV) e Fabrício Falcão (PCdoB).

Leandro de Jesus (PL), se mostrou contrário à indicação de Aline para o posto, uma vez que acredita que ela não atende aos requisitos presentes no regimento interno do TCM.    

O artigo 8º do texto exige que os integrantes do Tribunal possuam conhecimentos nas áreas do Direito, da Contabilidade, da Economia e das Finanças, ou da Administração Pública. Além disso, é preciso ter mais de dez anos de experiência em cargos ou atividades profissionais que requeiram os saberes acima.

“Não vou ser favorável à indicação. O TCM, importante órgão de análise de contas dos municípios baianos, não pode ser cabide de emprego. Além disso, ela não possui experiência para assumir este cargo”, disse Leandro. 

“A Assembleia Legislativa da Bahia precisa indicar alguém competente, com experiência e que contribua para a evolução do nosso estado. A indicação tem que ser técnica, e não política. Se depender de mim, o ex-governador Rui Costa vai ser derrotado neste seu anseio”, completou.

Há uma previsão de que o evento ocorra na terça-feira (14), quando o presidente Lula (PT) e o ex-governador Rui Costa vão até Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo, para entregar unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.