A pergunta sobre a primeira artista transgênero a conquistar o Grammy Latino de Música Popular Brasileira, presente no concurso para soldado da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), rendeu muitas discussões nas redes sociais. Diego Castro (PL), deputado estadual eleito, solicitou, nesta segunda-feira (23), que a questão seja anulada.
Diego, um dos principais defensores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) no estado, requisitou à Fundação Carlos Chagas, que realizou o concurso no último domingo (22).
“O cunho ideológico da questão viola os princípios gerais de direito que se aplicam aos concursos públicos”, afirmou o político.
A cantora, compositora e atriz Liniker é a opção correta para a questão 34 da prova. A artista foi premiada no dia 17 de novembro de 2022, pelo álbum Indigo Borboleta Anil.
Nas redes sociais, o tema gerou controvérsia. “Isso se tornou uma brincadeira”, disse um usuário do Twitter. “Liniker foi extremadamente merecedora do Grammy. Mas essa pergunta foi realmente forçada”, postou outro.
Outro usuário da plataforma avaliou a questão de forma favorável: “É atualidade e Liniker entrou para a história. Nada melhor que o concurso da PM-BA trazer isso”.