Nesta quarta-feira (22), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) cometeu alguns erros ao fazer uma cobrança do presidente Lula (PT), por meio das redes sociais, em relação à tragédia das chuvas no litoral norte de São Paulo.
O parlamentar mais votado nas últimas eleições, que faz parte da oposição ao atual mandatário, perguntou se o governo do petista seria “incompetente” ou estaria de “má fé” ao não liberar o FGTS para os moradores afetados pelo temporal.
“O Governo Bolsonaro sempre liberou o FGTS para moradores atingidos por desastres naturais em todo o Brasil. Por que Lula não faz o mesmo para os desabrigados na Baixada Santista? Incompetência ou má fé?”, escreveu o liberal.
Contudo, além de não acertar o local da tragédia, que aconteceu em São Sebastião e municípios próximos no litoral norte de São Paulo – distante mais de 100 km da Baixada Santista, Nikolas Ferreira “esqueceu” que, desde a última segunda-feira (20), o governo federal informou que fará uma série de ações para minimizar as consequências para as famílias atingidas.
Uma das ações é o pagamento do Bolsa Família, iniciativa social do governo voltada para famílias de renda baixa. Este prazo será estendido para os municípios afetados pelas tempestades e que possuem decretos de emergência e calamidade.
Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), pediu que a Receita Federal selecionasse produtos apreendidos em fiscalizações que poderiam ser doados às famílias afetadas pelo temporal. A quantia total identificada é de R$ 11 milhões.
O Ministério do Planejamento, por sua vez, garantiu que as pessoas nas áreas afetadas poderão sacar o dinheiro do FGTS para calamidade e terão prioridade para conseguir residências no programa habitacional Minha Casa Minha Vida.
Após Nikolas Ferreira fazer a publicação, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que é um dos que apoiam o petista na Câmara, reagiu, dizendo que a desinformação é um problema que ocorre há muito tempo no grupo de bolsonaristas.
A desinformação é um problema crônico do bolsonarismo. Esse resolveu cobrar HOJE uma medida que Lula anunciou 2 dias atrás. Ignorância ou má fé? pic.twitter.com/CgSvW0E8QX
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) February 22, 2023