Desemprego é o principal problema em Paulo Afonso, diz pesquisa IPM Brasil

Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto de Pesquisas Municipais – IPM Brasil, do sociólogo José Renato Melo, revelou que o desemprego é o principal problema enfrentado pelos moradores de Paulo Afonso.

Segundo o levantamento, que ouviu 297 pessoas entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2023, o desemprego foi citado por 41,1% dos entrevistados, mais do que o dobro do segundo colocado, a saúde, com 19,9% das citações. Em terceiro lugar, com 6,1% das menções, ficou a violência, seguida pelo “abandono da cidade em geral” (5,7%), enquanto outras questões receberam menos de 5% das citações.

A pesquisa também revelou que a maioria dos entrevistados (53,2%) mora na ilha, seguida pelo entorno da ilha (32%) e pelos povoados (15%). A margem de erro é de 5,68%.

De acordo com os dados, a falta de geração de empregos tem afetado significativamente a população de Paulo Afonso. A cidade, que já foi um importante polo industrial, enfrenta uma crise econômica há alguns anos, o que tem impactado negativamente a geração de empregos e o crescimento da economia local. A situação é ainda mais preocupante diante da pandemia de Covid-19, que agravou a crise e aumentou o número de desempregados na região.

Além do desemprego, a pesquisa também apontou a saúde e a violência como problemas importantes na cidade. A falta de atendimento médico e outros problemas relacionados à saúde foi citada por quase um quinto dos entrevistados (19,9%), enquanto que a violência foi mencionada por 6,1%. A população também apontou o “abandono da cidade em geral” como uma preocupação, com 5,7% das respostas.

Apesar dos resultados preocupantes da pesquisa, a Prefeitura de Paulo Afonso tem desenvolvido iniciativas para enfrentar a crise econômica e melhorar as condições de vida dos moradores. No entanto, é importante que haja um esforço conjunto dos setores público e privado para enfrentar os desafios e buscar soluções para os principais problemas da cidade.