Connect with us

Cenário Político

destino de fortuna apreendida com aliado de lira continua indefinido

STF manda devolver R$ 4 milhões a aliado de Lira após operação anulada por Gilmar Mendes, mas ninguém reivindicou valor.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Destino De Fortuna Apreendida Com Aliado De Lira Continua Indefinido

Há quase nove meses, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) continua sem ser cumprida pela Polícia Federal (PF). O mandado, que ordenava a devolução de todos os bens apreendidos em uma operação envolvendo aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ainda não foi executado. A informação foi divulgada pela coluna de Malu Gaspar, em O Globo.

A suspeita é de desvio de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em Alagoas. Atualmente, cerca de R$ 4 milhões permanecem sem destino claro no cofre de uma empresa ligada a um aliado de Lira. Conforme a decisão do ministro Gilmar Mendes, o montante deveria ser devolvido ao proprietário após a anulação da operação e a ordem para destruir todas as provas obtidas pela PF no caso conhecido como “kits robótica”.

Desde setembro do ano passado, o dinheiro está depositado em uma conta judicial sem que ninguém tenha aparecido para reivindicá-lo. De acordo com policiais federais ouvidos pela coluna, isso se deve à dificuldade dos envolvidos em comprovar a origem legítima dos valores.

Os milhões foram encontrados em um cofre na propriedade do policial civil e empresário Murilo Sergio Jucá Nogueira Junior, de 45 anos, durante a operação Hefesto, realizada em junho de 2023.

Mais Lidas