Diretor da Bahia Pesca fala sobre o problema das baronesas

O diretor da Bahia Pesca, Antônio Almeida Júnior, esteve na terça-feira (12), na Câmara Municipal de Glória, onde participou da Tribuna Livre. Na oportunidade, sugeriu a realização de audiência pública para solucionar o problema das baronesas na cidade de Glória e as demais cidades da região.

De acordo com Antônio, preocupado com a situação do rio São Francisco que está se agravando com o problema das baronesas, ele propôs a realização de uma audiência pública com a participação dos municípios vizinhos e orgãos públicos.

Conforme Antônio durante a audiência dois encaminhamentos definitivos seriam tratados, o da retirada mecânica das baronesas dos reservatórios através de hidrotratores e viabilizar, com a devida urgência, um Programa de Saneamento Básico com tratamento dos esgotos dos municípios ao longo da calha do rio.

“Não é possível, e não podemos admitir que ainda hoje em pleno século 21, em pleno ano de 2019, estejamos jogando esgoto sem tratamento dentro da calha do rio. Os 514 municípios da calha do rio continuam jogando esgoto sem tratamento. No caso específico de Paulo Afonso e de Glória, as duas sedes hoje mandam mais ou menos em torno de 30% de seu esgoto sem tratamento algum  para o rio São Francisco, é muita matéria orgânica, é muito nitrogênio, é muito fósforo, por isso que as baronesas estão se reproduzindo de uma forma assustadora”, relatou Antônio Almeida Júnior.

Acompanhe a entrevista completa: