Disputa entre montadoras nacionais e chinesas provoca revisão de impostos

Disputa entre montadoras nacionais e chinesas leva Anfavea a solicitar revisão de impostos sobre veículos com peças importadas.

Embate começou! (Imagem: RaffMaster/Shutterstock)

A crescente presença de montadoras chinesas no Brasil, como a Caoa Chery, BYD e GWM, gera debates acalorados no setor automobilístico. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) levanta questionamentos sobre a produção local de veículos, já que muitos componentes são importados. Este argumento é central na solicitação da Anfavea para que esses carros sejam submetidos a uma tributação maior.

A Caoa Chery adota o regime CKD (Completely Knocked Down), enquanto a BYD iniciou a montagem em Camaçari (BA) no formato SKD (Semi Knocked Down), com a ambição de nacionalizar 70% de sua produção até 2030. Por sua vez, a GWM promete um modelo de produção que inclui etapas de montagem e pintura em Iracemápolis (SP), a partir de 2025.

A discussão se intensifica à medida que o mercado se adapta a essas novas dinâmicas.