O Partido Progressista (PP) na Bahia enfrenta uma disputa pela sucessão do deputado federal João Leão no comando da sigla no estado. Segundo informações, o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, terá uma nova rodada de conversas com os congressistas da legenda nesta terça-feira (25), a fim de decidir o sucessor.
A decisão já está tomada e o escolhido será o deputado federal Mário Negromonte Júnior, que conta com ampla maioria no diretório do partido e já teria o apoio de quatro dos seis deputados estaduais da agremiação. Resta apenas definir o tempo de mandato da presidência e acalmar os ânimos do ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que ainda se coloca na disputa.
Ainda segundo informações, a maioria dos pepistas na Assembleia é favorável a Mário Júnior e não interessa que a disputa pela presidência da sigla seja prorrogada, uma vez que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) avisou que só aceitará dialogar com a Executiva estadual pepista quando Leão deixar o comando do partido. A retomada desse diálogo institucional com a legenda é fundamental para que os parlamentares ganhem mais fôlego nas negociações por espaços no governo.
Porém, o ex-deputado Ronaldo Carletto ainda não desistiu da disputa e estaria pressionando a cúpula partidária para ser o escolhido. Caso não seja convencido a aceitar a posição de segundo no rodízio pelo comando estadual da sigla, ele propõe mandatos de um ano, enquanto a princípio seriam de dois anos, o que pode resultar na prorrogação da presidência de João Leão por mais 30 ou 60 dias.
Ademais, a direção e os deputados do partido na Bahia não temem uma possível debandada de prefeitos em caso de saída de Ronaldo Carletto da legenda, uma vez que Mário Negromonte Júnior também tem o compromisso de aproximar a legenda do governador Jerônimo Rodrigues. O pai do deputado, Mário Negromonte, é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com quem os prefeitos evitam se indispor.
Ciro Nogueira vai tentar bater o martelo sobre a presidência do PP baiano no mesmo dia em que acontece a convenção nacional do partido, no plenário 2 da Câmara Federal, na manhã desta terça. Além dos deputados federais do partido na Bahia, parte da Executiva estadual também estará presente.