Dr. Luiz Neto: INSS acaba com agendamento para pedir benefícios. E com o atendimento presencial nas agências da Previdência

Um ano após o início do programa do INSS que autoriza instituições públicas e privadas a receberem pedidos de benefícios de potenciais beneficiários podem requisitar aposentadorias diretamente às empresas em que trabalham, e entidades aos quais são associados e prefeituras, como também de forma direta pelo próprio beneficiário na internet.

Os acordos de cooperação técnica com entidades fazem parte do INSS Digital, como é chamada a estratégia de modernização do órgão.

Na prática, os documentos dos segurados são enviados pela internet ao instituto. É quase a mesma tecnologia que permite a requisição de benefícios pelo site meu.inss.gov.br, também parte do INSS Digital.

O atendimento a distância permitido pela digitalização é declaradamente a principal aposta do INSS para melhorar o serviço à população.

Os pedidos de benefícios e demais serviços da Previdência serão realizados a distância informou o INSS.

A mudança acaba com os agendamentos para o atendimento posterior nas agências da Previdência, o órgão terá todos os 90 tipos de requerimentos disponíveis exclusivamente pela internet ou por telefone, acabando com os agendamentos e atendimentos precenciais na agência.

Isso permitirá que o INSS fique dispensado de realizar milhares de atendimentos. Há a expectativa de que o INSS consiga liberar mais funcionários para realizar análises e, assim, cumprir o prazo de 45 dias para conclusão dos processos dos segurados.

O tempo médio de resposta aos trabalhadores que pedem aposentadorias ao órgão é de nove meses atualmente, conforme dados fornecidos pelo instituto.

Quem não quiser fazer o pedido pela internet, pode ir diretamente ao sindicato de sua categoria, associação, entidades de classe além de escritórios conveniados através do meu INSS digital.

 

JOSÉ LUIZ NETO. É advogado Do Escritório  

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