Eletroeletrônicos no Brasil: crescimento surpreendente de 13% em 2023

Air Fryer lidera vendas, apesar dos desafios impostos pela alta taxa Selic

Com base na recente divulgação da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), o setor de eletroeletrônicos nacional registrou um expressivo aumento de 13% nas vendas durante o primeiro semestre de 2023, uma comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esse crescimento, sustentado desde janeiro deste ano, pôs fim a um ciclo de 18 meses de quedas consecutivas, trazendo uma luz de esperança para o setor. A Eletros está otimista, prevendo um crescimento anual entre 4% e 6% em relação a 2022 se o segundo semestre mantiver a média histórica de desempenho.

Entretanto, a taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano, permanece um obstáculo significativo para o setor, segundo Jorge Nascimento, presidente executivo da Eletros. Esses juros elevados impactam principalmente o comércio de produtos de grande porte, como geladeiras, televisores, fogões e máquinas de lavar roupas, majoritariamente vendidos financiados. “Com maior estabilidade na inflação, nos custos das matérias-primas e do frete, reduzir os juros passa a ser uma prioridade para todo o setor produtivo,” ressalta Nascimento.

No rol dos produtos com maiores altas, a air fryer (ou fritadeira a ar) lidera, com as vendas 85% acima do registrado no primeiro semestre de 2022. As vendas de aparelhos de ar condicionado e televisões também apresentaram crescimento, com altas de 16% e 19%, respectivamente, comparando-se ao mesmo período do ano anterior.

Por outro lado, a linha branca, que inclui geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, registrou um crescimento modesto de 4% nas vendas do primeiro semestre de 2023 em relação aos seis primeiros meses de 2022.

Para a Eletros, esses resultados podem representar uma reviravolta nas expectativas da indústria, caso se sustentem no segundo semestre. “Estamos avaliando se os bons resultados se formarão como uma tendência ou se referem à reposição dos estoques pelo varejo”, acrescentou Jorge Nascimento.

Mantendo-se atualizado com as últimas notícias do setor de eletroeletrônicos, a equipe do Portal ChicoSabeTudo.