Em AL, Dilma Rousseff inaugura terceiro trecho do Canal do Sertão

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (5), no município de Inhapi, Sertão alagoano, o trecho 3 do Canal do Sertão, que deve levar água a 60,4 mil pessoas. A obra hídrica tem como objetivo minimizar os efeitos da seca e promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões do semiárido.

A solenidade contou com a participação da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), além do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, políticos locais e operários do Canal dos Sertão.

Esta nova etapa compreende os municípios de Olho D'Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira e Água Branca. Com 28,2 quilômetros de extensão, o novo trecho teve investimento de R$ 851,10 milhões.

Dilma chegou à solenidade no helicóptero presidencial. Ao descer, ela percorreu a pé um pequeno trecho do Canal do Sertão e, antes de acionar a abertura da comporta 9, lançando água no trecho recém-construído, ela tirou fotos com um grupo de operários que trabalharam na obra.

Durante a solenidade, diante de mais de 4 mil pessoas, a presidente citou a importância da obra e falou sobre a possibilidade de haver obras para um 5º trecho do canal. "Esse canal é para chegar [água] às pessoas. A gente sabe que as águas do São Francisco estão distantes daqui, mas nós trouxemos o São Francisco para cá. Ela [a água] vai chegar em Arapiraca", anunciou Dilma.

Dilma também destacou a importância do canal para evitar que os moradores do Nordeste precisem sair do estado em que moram para buscar melhores oportunidades. "É uma obra que vai conseguir dar oportunidades iguais para quem nasce aqui ou para quem nasce onde o rio [São Francisco] passa. Estamos reequilibrando a geografia. Nós queremos que os empregos, a riqueza e as condições de vida estejam aqui também", concluiu.

Antes dela, o governador Renan Filho falou sobre a situação da seca no estado. "Nós temos 38 municípios em situação de emergência, o menor volume de chuvas dos últimos 51 anos, temos El Niño (fenômeno natural) aquecendo as águas do pacifico, o que trará para cá temperaturas maiores no final desse ano e no próximo, mas estamos enfrentando a crise hídrica de cabeça erguida", destacou Renan Filho.

Ainda de acordo com o governador de Alagoas, até janeiro de 2016 devem ser concluídas também as obras da Adutora do Alto Sertão, localizada na divisa dos municípios de Pariconha, Água Branca e Delmiro Gouveia, que vai levar água para 8 cidades do Sertão.

"Vamos concluir em dezembro deste ano e janeiro a Adutora do Alto Sertão, que vai tirar água do canal e levar por adutora a outras cidades. Essa obra vai levar água em qualidade para o povo sertanejo", afirmou o governador.

Pavimentação de rodovia

Ao final da solenidade, a presidente Dilma também anunciou a pavimentação de um trecho da rodovia BR-316, que vai de Carié, povoado do município de Inhapi, a Inajá, cidade pernambucana. O anúncio foi tratado antes pelo governador do estado como uma surpresa para o povo alagoano.

Além da pavimentação, a presidente também anunciou a liberação de verba para a construção de perímetros de irrigação nos municípios de Inhapi, Pariconha e Delmiro.

Crise econômica

Ainda em seu discurso durante a inauguração do novo trecho do Canal do Sertão, a presidente afirmou que, em momentos de dificuldade, como a atual crise econômica vivida pelo país, não se pode mostrar "desespero" ou ficar "cabisbaixo".

"Quero dizer que nós temos de ter consciência de que é fundamental, quando a gente tem momentos de dificuldade, a gente não pode mostrar desespero e, como disse o governador [de Alagoas, Renan Filho], ficar cabisbaixos. Em momentos de dificuldades, a gente tem de construir o futuro", declarou.