Durante visita oficial a Paulo Afonso nesta sexta-feira (4), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou o início do processo licitatório para construção do Hospital Universitário Regional da cidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito Mário Galinho, do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, da secretária estadual de Saúde Roberta Santana e do deputado federal Mário Negromonte Júnior.
O novo hospital será construído em um trecho da Vila Militar (Exército), entre as avenidas André Falcão e dos Estudantes. O projeto prevê um investimento de R$ 155 milhões, com financiamento do Novo PAC.
De acordo com o governador, a estrutura contará com 165 leitos e serviços como urgência, emergência, maternidade, UTIs, exames de imagem e um centro cirúrgico. Também está prevista a criação de um centro de ensino e pesquisa.
“No final do ano que vem, a gente já começa a funcionar com todos os serviços de alta complexidade. Esse hospital é parte do Novo PAC, é mais um grande empreendimento do programa em nosso estado, é o presidente Lula chegando em cada município da Bahia”, detalhou Jerônimo.
A secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, informou que a nova unidade hospitalar também funcionará como maternidade. Entre os 165 leitos previstos, 30 serão destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 para adultos e 10 para recém-nascidos. A estrutura contará ainda com UTI de cuidados intensivos neonatais e seis salas cirúrgicas, das quais duas serão obstétricas e quatro voltadas para cirurgias gerais. Roberta destacou que o hospital suprirá uma lacuna no atendimento em saúde na região.
Nas redes sociais, Mário Galinho ressaltou que o hospital representa mais acesso à saúde de qualidade e oportunidades de formação na região.
“A construção desse hospital representa muito mais do que infraestrutura; significa mais acesso à saúde de qualidade, mais oportunidades para a formação de novos profissionais e um atendimento mais humanizado para nossa gente”, disse Galinho.
Além de participar da autorização para a licitação, Rui Costa gravou um vídeo acompanhado do governador, do prefeito Galinho e da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Edla Carvalho, no qual anunciou que, em breve, serão entregues as 200 unidades habitacionais do Condomínio Francisco Chagas, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.