O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), tornou público um problema de saúde que tem enfrentado: uma dificuldade no fêmur que tem limitado sua mobilidade e o impedido de realizar atividades que aprecia, como jogar futebol.
Em um discurso na Concha Acústica, em Salvador, na última quinta-feira (11), Lula confessou que tem sido resistente em lidar com questões de saúde. Antes de uma viagem à China, o presidente foi diagnosticado com pneumonia. Ele admitiu que demorou a reconhecer a seriedade de seu estado de saúde, e foi graças à insistência de sua esposa, a primeira-dama Janja, que ele procurou atendimento médico, resultando no adiamento da viagem.
Agora, com um problema no fêmur que dificulta sua mobilidade, o mandatário se voltou publicamente ao senador Otto Alencar, do Partido Social Democrático (PSD). Além de sua carreira política, Alencar é médico e Lula, aos 77 anos, apela para seu conhecimento profissional.
Durante seu discurso, o presidente assegurou que, apesar dos problemas de saúde, permanece com energia e disposição para resolver os problemas do país, como se tivesse “a energia de um jovem de 20 anos”. Ele, inclusive, fez um pedido direto a Alencar: “Vai ter que me curar”.
Veja: