O embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Cieszkowski, visitou a Bahia entre os dias 10 e 12 de abril, em sua primeira passagem pelo estado. A agenda incluiu encontros com autoridades e visitas a pontos turísticos de Salvador, promovidas pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como a Igreja do Bonfim, Santuário Santa Dulce dos Pobres, Mercado Modelo e Pelourinho.
Durante reunião com o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, foram discutidas parcerias em turismo, cultura, educação, comércio e investimentos. Cieszkowski destacou o interesse polonês na Bahia e a intenção de estimular a presença de empresas polonesas na região, além de apoiar a retomada de voos entre os dois destinos.
O secretário Bacelar lembrou que entre 2023 e 2024, a operadora polonesa Itaka trouxe cerca de sete mil turistas à Bahia, gerando impacto de 7 milhões de dólares na economia local. Ele ressaltou o reconhecimento da importância da conectividade aérea por parte do governo polonês.
A cônsul honorária da Polônia em Salvador, Rita Grodzka, afirmou que a promoção da Bahia na Polônia aumentou o interesse dos turistas, mesmo com a ausência temporária de voos. A expectativa é de que a rota entre Salvador e Varsóvia seja retomada ainda este ano.
A programação da visita também incluiu a apresentação da peça “Charlie”, do dramaturgo Sławomir Mrożek, no Teatro Molière, e um encontro no Museu de Arte da Bahia.