Candidatos que fizeram a prova do Enem de 2022 já podem ter acesso à sua redação digitalizada para avaliar o próprio desempenho e, assim, se prepararem para as próximas edições do exame. A consulta das chamadas “vistas pedagógicas” está disponível na Página do Participante e pode ser feita com o CPF e senha cadastrados.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou a vista pedagógica nesta segunda-feira (10), que mostra um desempenho detalhado do candidato, avaliando cada uma das cinco competências avaliadas e explicando o porquê da nota.
As competências avaliadas na redação são: dominar a escrita formal da língua portuguesa; compreender o tema e não fugir do que é proposto; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecer os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, em defesa de um ponto de vista; elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, com respeito aos direitos humanos.
O tema da redação do Enem 2022 foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” e foi válido para as duas versões do exame, impressa e digital.
Os resultados das provas completas foram divulgados em fevereiro e as notas de treineiros foram disponibilizadas juntamente com as vistas pedagógicas nesta segunda-feira.
Essa possibilidade de consulta é uma oportunidade importante para que os candidatos possam aprimorar sua técnica de escrita e, assim, aumentar suas chances de obter uma boa nota na redação do Enem, que tem um peso significativo na nota final do exame e é critério de seleção para diversas universidades brasileiras.