Nesta segunda-feira (16), a coordenadora geral do SAMU Regional de Paulo Afonso, Fabrízia Vital, utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores do município, e disse que os enfermeiros da cidade vão se reunir e protestar nessa terça-feira (17), contra a restrição de atividades da categoria no SUS de todo o Brasil, estabelecida por meio de uma liminar do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Fabrízia leu uma carta aberta dos servidores à população e disse que o protesto acontecerá devido a ação do CFM, que proibiu na última semana, por meio de uma decisão liminar, que os enfermeiros de todo o Brasil solicitem exames na atenção básica do SUS. Ela ressaltou que essa função já é exercida pelos servidores há mais de 20 anos e que sempre trouxe resultados positivos para a saúde dos brasileiros.
Para a enfermeira, essa decisão é bastante prejudicial à população, pois alguns atendimentos essenciais como pré-natal e preventivo foram interrompidos, fazendo com que muitas mulheres não tenham acesso às consultas e dificultando a realização de exames.
A manifestação dos servidores acontecerá amanhã, às 17 horas, no Centro Lindinalva Cabral.
Confira, abaixo, a carta divulgada pelos servidores: