A Esplanada dos Ministérios ficará fechada neste domingo (23), das 6h às 19h, para o Ensaio Geral da Posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A interdição dos dois sentidos do Eixo Monumental começa na altura da Catedral de Brasília e vai até a via de ligação com a L4 Norte.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o treinamento operacional tem como objetivo fazer os “ajustes necessários dos órgãos e agentes envolvidos”.
“O treinamento operacional foi uma solicitação direta da Coordenação de Segurança de Área (CSA), ligada ao Comando Militar do Planalto (CMP), para os ajustes necessários, já que a operação envolverá órgãos federais e locais”, afirmou o subsecretário de Operações Integradas, coronel Julian Pontes.
Apesar do bloqueio no trânsito, a circulação de pedestres será autorizada para acompanhar o ensaio. As regras de acesso, no entanto, são as mesmas já anunciadas pelos órgãos de segurança para o dia da posse.
Por exemplo, estão proibidos guarda-chuvas, carrinhos de bebê, máscaras, produtos inflamáveis, fogos de artifício, drones, animais, bebidas alcoólicas, laser, armas de fogo e objetos cortantes.
Preparação para a posse
A posse presidencial é no dia 1º de janeiro. São esperadas 500 mil pessoas no evento. Para lidar com o tamanho do público e o risco de um possível novo atentado contra o presidente eleito, as forças de segurança do DF e da Presidência montaram a “Operação Posse”.
Cerca de 2,6 mil policiais militares trabalharão na região da Esplanada. Serão 36 agentes do Detran e mais 350 militares do Corpo de Bombeiros e 25 viaturas prontos para a Operação.