Escândalo na Bahia: Quase metade dos funcionários de prefeitura foram beneficiados ilegalmente pelo Bolsa Família

Operação Dissimilaridade da Polícia Federal desarticula esquema de fraudes em programas sociais envolvendo servidores municipais.

Na manhã desta terça-feira (31), a Polícia Federal deflagrou a Operação Dissimilaridade, com o objetivo de combater fraudes em programas sociais do Governo Federal. O município de Baianópolis, localizado no oeste da Bahia, foi o principal alvo da ação.

Os fatos

De acordo com informações do Portal ChicoSabeTudo, a investigação identificou que aproximadamente 49% dos funcionários da prefeitura de Baianópolis estavam recebendo o benefício do Bolsa Família de forma indevida. O grupo envolve detentores de cargos comissionados, trabalhadores temporários e servidores públicos estatutários.

Desde 2011

Os investigados, segundo a Polícia Federal, recebiam os benefícios do programa simultaneamente aos salários pagos pela prefeitura desde o ano de 2011. As rendas desses “beneficiados” ultrapassavam significativamente os limites estabelecidos por lei para participação no programa social de combate à pobreza.

Medidas judiciais

Foram expedidos um Mandado de Busca e Apreensão e ordens de quebra de sigilo telemático. Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de estelionato majorado e inserção de dados falsos em sistemas de informações. As penas para os crimes investigados podem atingir até 18 anos de reclusão.