Ex-juiz pede prisão de Alexandre de Moraes ao STM

O ex-magistrado Wilson Issao Koressawa apresentou uma denúncia e notícia-crime solicitando a prisão cautelar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O ex-magistrado protocolou o requerimento às 18h22 desta quinta-feira (8/11) no Superior Tribunal Militar (STM).

O pedido será analisado pelo ministro Artur Vidigal de Oliveira. No decorrer do processo, houveram duas petições que não estão mais acessíveis para consulta. Koressawa foi juiz e, atualmente, é promotor aposentado do MPDFT.

Koressawa, como advogado, tem um histórico de requerimentos judiciais que foram considerados confusos pelos juízes, totalmente improcedentes e que envolviam teorias conspiratórias e notícias falsas.

O advogado classificou-se em 7º lugar no concurso para juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. Foi escolhido para ocupar o posto em 5 de abril de 1994. Seis anos depois, Koressawa foi exonerado do cargo. A exoneração ocorreu a pedido dele, de acordo com a portaria divulgada em 25 de junho de 2001.

Koressawa se mudou para Brasília e foi nomeado promotor de Justiça do MPDFT em agosto de 1996. Ele se aposentou em 2011, por invalidez permanente. Koressawa é advogado cadastrado na Subseção de Taguatinga, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal (OAB-DF).