A Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área de Saúde (FABAMED) interpôs um recurso administrativo no âmbito do processo licitatório para selecionar uma empresa responsável pela gestão e execução dos serviços de saúde no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), localizado no norte da Bahia. Segundo a publicação do Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira, 22, essa etapa do processo licitatório teve início em abril deste ano.
Essa é a segunda tentativa de seleção promovida pela Secretaria de Saúde para o hospital. Em novembro de 2023, a Secretaria havia publicado um aviso sobre diversas licitações, incluindo uma para o HRJ. Até então, a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (AOSID) era a responsável pela gestão da unidade.
O processo licitatório ocorre em meio a obras de ampliação do hospital, que devem ser concluídas entre novembro e dezembro, conforme indicado pela responsável da SESAB, Roberta Santana. O HRJ contará com 178 leitos, incluindo 10 de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal, 10 de Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco) e 5 de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca).
O governo estadual investiu cerca de R$ 52 milhões na construção da nova unidade, que terá cinco andares e incluirá serviços como emergência e centro cirúrgico, além de farmácia e laboratórios.
Além disso, foi registrado um recurso em um processo de licitação para o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães em Mairi, onde um recurso da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância Ubaíra – S3 Gestão em Saúde foi considerado parcialmente procedente.