Fantástico exibe reportagem sobre corrupção em Canapi e Celso Luiz é citado como “coronel”

O Fantástico destacou que o município de Canapi, um dos mais pobres do Estado, tem 18 mil habitantes e cerca de 70% deles são beneficiários do programa Bolsa Família. “Os laranjas da região foram usados para a quadrilha abrir empresas de fachada e passar notas por serviços não prestados”, disse o apresentador do programa, Tadeu Schmidt.

Ainda segundo o delegado da Polícia Federal, o ex-secretário de Assuntos Estratégicos da gestão de Celso Luiz, Jorge Valença, era um dos operadores da fraude. Dono de um mercadinho que vencia as licitações da prefeitura, o ex-secretário não quis dar entrevista ao Fantástico.

A reportagem lembrou ainda que Celso Luiz já foi investigado e preso pela Polícia Federal na Operação Taturana, em 2007, quando era deputado estadual, acusado de participação num esquema que teria desviado R$ 300 milhões da Assembleia Legislativa Estadual (ALE).

Em nota, o advogado do ex-prefeito disse que seu cliente é vítima de perseguição política e jurídica e que nada Ücará provado contra ele. Também em nota, o advogado do ex-secretário Jorge Valença disse que todos os negócios com a Prefeitura de Canapi foram realizados dentro da legalidade e que ele continua à disposição da Justiça.

Aliado do governador Renan Filho (PMDB), Celso Luiz é pai do diretor presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (INMEQ/AL), Luiz Pedro, nomeado para o cargo pelo próprio governador, e esposo da vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL), conselheira Cleide Beserra.

Assista ao vídeo: