O Ministério da Fazenda autorizou nesta segunda-feira (30) a contratação, pela Bahia, de crédito externo de U$ 200 milhões, destinados ao programa de manutenção de rodovias. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O senador Walter Pinheiro (sem partido), que foi nomeado secretário da Educação da Bahia mas ainda não tomou posse no cargo, atuou para dar celeridade a tramitação da matéria no plenário do Senado. Com a aprovação do texto, a liberação do empréstimo do montante junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) é garantida pelo governo federal.
Os recursos serão usados na segunda etapa do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais da Bahia (Premar). “É importante por dois aspectos: Primeiro, porque a gente faz uma injeção de recursos no estado gerando trabalho e renda, portanto, movimentando a atividade econômica numa área que emprega muita mão-de-obra. E, segundo, que você entra com a providência de uma das questões fundamentais que são corredores de transporte tanto para as pessoas quando para o escoamento da produção”, explica o congressista.