Os consumidores de energia elétrica da Bahia voltaram a pagar as contas de luz nas casas lotéricas na manhã deste sábado (14), após a Companhia de Eletricidade do estado (Coelba) anunciar um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF).
O serviço ficou suspenso por 43 dias, depois que o banco e a companhia encerraram contrato. Neste período, milhares de consumidores reclamaram da dificuldade para pagar a fatura nos pontos de atedimentos restantes, além das filas imensas para conseguir fazer o serviço.
O deputado federal Mário Negromonte Jr. (Progressistas), que participou de diversas reuniões com os representantes dos órgãos incluindo a última delas que foi decisiva e culminou com o fim do impasse. Nas redes sociais, o parlamentar comemorou o resultado e publicou um vídeo onde aparece intermediando as negociações.
“Eu não estou aqui para defender lotérica, eu não estou aqui para defender Caixa Econômica Federal, eu não estou aqui para defender a parte lá deles da Aneel, eu estou aqui para defender o consumidor”, disse (Veja no vídeo abaixo).
O pagamento nas casas lotéricas foi suspenso no dia 1º de junho. Na ocasião, a Coelba informou que as tentativas de negociação com a Caixa começaram em novembro de 2017, mas não houve acordo em relação ao reajuste de 50,5% no valor da tarifa por fatura arrecadada. Isso, segundo a companhia, inviabilizou a manutenção do convênio de arrecadação.
Na quarta-feira (11), após denúncia dos consumidores, a companhia também foi notificada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon). No mesmo dia, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que a Coelba restabelecesse contrato com a Caixa para que o pagamento das contas de luz voltasse a ser feito nas lotéricas.