No dia 16 de novembro de 2021, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu a ‘palmeira dourada’ durante sua visita ao Bahrein, na região do Oriente Médio. O momento foi capturado e compartilhado no perfil oficial do Palácio do Planalto no Flickr.
A ‘palmeira dourada’ é um dos objetos que está sendo investigado pela Polícia Federal. Há suspeitas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possa ter desviado presentes de alto valor oferecidos por autoridades estrangeiras. As investigações revelaram que a palmeira, juntamente com outros itens valiosos, passou por várias lojas especializadas nos Estados Unidos para ser avaliada e possivelmente vendida. No entanto, todas as tentativas de venda foram mal-sucedidas. Os bens agora estão sob a custódia de Mauro Cesar Lourena Cid, pai de Mauro Cid.
O objeto em questão, uma ‘palmeira dourada’, foi entregue a Bolsonaro no encerramento do Seminário Empresarial da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
Além do momento emblemático da entrega, a visita ao Bahrein também foi marcada pela inauguração da embaixada brasileira na capital, Manama. O ex-presidente juntamente com outros membros da delegação, incluindo seu filho Flávio Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participaram também de outras atividades durante o dia. Bolsonaro tinha como objetivo atrair investimentos estrangeiros e visitar o pavilhão brasileiro na Expo 2020, uma feira global em Dubai que contava com a presença de diversos países.
A equipe brasileira presente era composta pelos seguintes ministros: Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Defesa), Carlos França (Relações Exteriores), Gilson Machado (Turismo) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).