Nessa quinta-feira (15), governo da Bahia decretou estado de emergência a 173 municípios, dentre eles Glória, Jeremoabo e Santa Brígida. Segundo a publicação do Diário Oficial do Estado, a decisão tem validade de 180 dias.
De acordo com o governo, a assinatura do decreto foi baseada nos baixos índices de chuva registrados em quase todo o estado nos últimos anos, comprometendo o fornecimento de água potável nos municípios e interferindo em diversas atividades.
Para Glória, Jeremoabo e Santa Brígida, o decreto deve servir de alerta, pois se tratam de 3 cidades rurais, onde práticas como a agricultura e a criação de animais são o sustento de muitas famílias e a diminuição das chuvas pode ser bastante prejudicial.
Diante da situação, ficou estabelecido através do decreto, que durante o período de emergência, todos os órgãos de estado devem participar de ações que contribuam com o reestabelecimento da normalidade e com a preservação do bem-estar da população.
A decisão foi fundamentada em uma instrução normativa do Ministério da Integração Nacional e passou pela análise da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).