O governador Rui Costa (PT) divulgou nota na tarde de hoje comentando a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi ouvido pela Polícia Federal dentro do processo da Operação Lava Jato. "É importante que todos nós brasileiros mantenhamos a capacidade de se indignar. É a indignação contra qualquer tentativa de golpe e tudo aquilo que possa atingir a democracia brasileira", destacou. Costa ressaltou ainda que o "Golpismo significa retrocesso".
Na opinião de Rui, segundo a nota que foi publicada nas redes sociais do governador, "este tipo de espetáculo cinematográfico e pirotécnico patrocinado por quem deveria manter e estimular a serenidade em nada contribui para o engrandecimento brasileiro. Para ele, é preciso equilíbrio e imparcialidade para que a apurações tenham a credibilidade necessária".
O governador afirmou ainda que defende a transparência das investigações, mas criticou a forma como as informações estão sendo tratadas pela mídia. "Muitas vezes, temos que redobrar as intenções para perceber se determinados fatos tem intenções legítimas e legais. Afinal, o que está por trás de tudo isso? Quais as verdadeiras intenções? Este tipo de ação é realmente legal? São estas questões que precisam ser respondidas. É momento de muito trabalho e serenidade", disse o governador.