O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta segunda-feira (20) que pretende ter uma mulher no posto de coronel da Polícia Militar da Bahia até o final de sua gestão. Durante uma coletiva de imprensa, ele afirmou que não vai abusar dos critérios exigidos pela PM, mas que já solicitou que uma mulher ocupe o cargo.
Segundo o baiano, o prazo é suficiente para que quadros femininos da corporação possam ser promovidos, destacando que terão quatro anos para realizar a progressão dessas profissionais. A iniciativa visa a promoção da equidade de gênero dentro da corporação.
Além disso, o governador destacou durante a reunião, sua participação na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, que ocorrerá na próxima semana. Ele afirmou que dois outros governadores devem integrar o grupo, que contará também com empresários, ministros e parlamentares.
Nos últimos 15 dias, o chefe do Executivo realizou viagens à Brasília e São Paulo, além de encontros com empresas que têm contrato com o estado, preparando o terreno para a pauta que levará ao país asiático. A iniciativa visa fortalecer as relações econômicas e políticas entre Brasil e China, principal parceiro comercial do país.