O Governo da Bahia firmou um contrato de financiamento de até US$ 150 milhões com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O recurso será destinado à recuperação e duplicação do trecho da BA-001, entre Nazaré das Farinhas e a Ponte do Funil, em Itaparica. Essa obra integra o conjunto de projetos do Sistema Viário Integrado da Ponte Salvador-Itaparica.
Parte do valor também financiará contribuições ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP). O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, destacou a importância de planejar financeiramente a construção da ponte, que inclui diálogo com agências multilaterais para viabilizar o projeto.
A ponte Salvador-Itaparica será construída com base em critérios de sustentabilidade e resiliência ambiental. A execução ocorre por meio de uma parceria público-privada (PPP), envolvendo medidas de mitigação ambiental e social que respeitam normas estaduais e do CAF.
O sistema viário contempla cinco trechos, incluindo acessos em Salvador, a ponte em si, uma nova variante rodoviária em Itaparica e melhorias na BA-001.