Governo da Bahia e Prefeitura de Paulo Afonso realizam mais um Mutirão de Catarata

Com o objetivo de reduzir as filas de espera por cirurgia de catarata em Paulo Afonso e Região, e reduzir a demanda reprimida, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está apoiando mais um mutirão realizado pelo Governo do Estado.

A triagem dos pacientes com idade a partir de 50 anos, teve início nesta terça- feira, 12/12, e as cirurgias serão realizadas nos dias 15 e 16 (sexta e sábado), no Hospital Municipal Aroldo Ferreira. Serão ofertadas 600 cirurgias de cataratas podendo chegar a 1000. Para a realização dos procedimentos cirúrgicos, o Governo do Estado disponibiliza uma equipe de profissionais com mais de 20 anos de atuação na área de oftalmologia.

A catarata é a opacificação do cristalino, que em seu estado natural, é normalmente claro e transparente no seu olho. Ela interfere na absorção da luz que chega na retina, causando uma visão progressiva borrada.

O prefeito de Paulo Afonso em exercício, Flávio Henrique, que visitou o local, disse que a cidade tem uma demanda muito grande de pessoas com problemas de cataratas, e que o mutirão que conta com profissionais de alto nível, vai contribuir com a redução desse número. “É uma iniciativa de sucesso e que traz resultados muito satisfatórios, por isso o município em parceria com o Governo do Estado, não mediu esforços para realizar o programa ainda no ano de 2017”, concluiu.

Por sua vez, o secretário Municipal de Saúde, Ivaldo Sales Jr comentou: “O objetivo de mais um Mutirão de Catarata em Paulo Afonso é fazer com que os pacientes se sintam satisfeitos com os resultados das cirurgias”.