Governo da Bahia entrega 68 novas ambulâncias para 66 municípios

Investimento de R$ 18 milhões para melhorar atendimento médico de urgência.

Na manhã de quarta-feira (8), uma cerimônia marcada pela entrega de veículos essenciais à saúde pública tomou lugar no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), juntamente com a secretária Roberta Santana e prefeitos representantes das regiões beneficiadas, oficializou a entrega de 68 novas ambulâncias aos municípios baianos, em um investimento que supera a cifra de R$ 18 milhões.

Os veículos, destinados a promover uma assistência mais ágil e eficiente, foram entregues na sede da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), materializando o compromisso do estado com o avanço da infraestrutura de saúde. Segundo o governador, o projeto foi possível graças à parceria com deputados estaduais e federais: “Aproximamos os equipamentos de cada município, todas as regiões, inclusive de alta complexidade, receberão estas ambulâncias, assegurando que o percurso do município ao hospital seja feito sem desníveis significativos”, enfatizou Jerônimo.

Além disso, o governador destacou a continuidade do projeto: “Estamos preparando uma nova etapa em parceria com o Governo Federal, visando a entrega de ambulâncias de SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]. Novos veículos serão adquiridos e previstos para chegar no início de 2024, garantindo um suporte ainda mais robusto aos municípios”.

Jerônimo Rodrigues também chamou a atenção para futuras ações de infraestrutura na área da saúde que vão além da entrega de ambulâncias. Investimentos em hospitais e policlínicas em várias regiões do estado, como Ilhéus, Vitória da Conquista e Alagoinhas, estão no horizonte, bem como a preocupação com a formação e disponibilidade de mão de obra qualificada.

“Quando instalamos um hospital, precisamos de profissionais especializados, como na área do câncer e do coração. Portanto, o diálogo com universidades e ministérios se faz necessário para criar essa estrutura e garantia”, explicou.

O Vice-Governador Geraldo Júnior (MDB) realçou a importância dessa iniciativa para a saúde estadual, apontando que “as ambulâncias são um dos equipamentos que fortalecem o processo de cuidado com a vida das pessoas, inserindo-se nas ações de fortalecimento dos hospitais e policlínicas e na regionalização e territorialidade da saúde”.

As ambulâncias foram distribuídas aos seguintes municípios baianos: Água Fria, Alagoinhas, Andaraí, Aurelino Leal, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Preto, Bom Jesus da Lapa, Camacã, Campo Formoso, Cândido Sales, Caravelas, Casa Nova, Cícero Dantas, Conceição da Feira, Conceição do Coité, Condeúba, Coronel João Sá, Dias D’Ávila, Esplanada, Eunápolis, Feira da Mata, Feira de Santana, Ibicoara, Ibicuí, Ibotirama, Ipirá, Iraquara, Irecê, Itabuna, Itagi, Itatim, Itiúba, Ituberá, Jequié, Jeremoabo, Juazeiro, Lauro de Freitas, Lencóis, Licínio de Almeida, Macajuba, Macaraní, Malhada, Miguel Calmon, Monte Santo, Nova Fátima, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Paratinga, Planalto, Pojuca, Prado, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rodelas, Santanópolis, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, Sátiro Dias, Senhor do Bonfim, Serra Dourada, Sítio do Mato, Valença, Várzedo, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

Crédito: Bahia Econômica